Encare sua carreira como um modelo de negócio

Você já pensou em sua carreira como um modelo de negócio? 

A ideia é enxergar a carreira como uma empresa, com tudo o que isto envolve. 

Estar atento às movimentações do setor de atuação, entender as mudanças na economia, as novas formas de trabalho e, claro, a gestão administrativa e financeira, são pontos cruciais.

Outro ponto de atenção é ser flexível a respeito da sua forma de atuação no mercado. 

É estar preparado para diversificar o quanto possível a entrega do seu conhecimento, experiência e habilidades, seja em CLT, como freelancer, consultor ou por projetos, em diferentes segmentos. 

Hoje, comenta-se muito sobre o conceito de gig economy, uma nova cultura de trabalho, surgida, principalmente, por conta das novas tecnologias. Nesse contexto, muitos profissionais são contratados temporariamente, sem vínculo empregatício, trabalhando à distância e online. 

Para pegar carona nessa tendência e saber como e o que oferecer ao mercado, é preciso autoconhecimento. Alguns pontos relevantes a se pontuar:

-Quem é você?
-O que faz muito bem?
-Para quem você pode ofertar seu trabalho?
-Quem são seus potenciais clientes?
-Como precificar o seu trabalho?
-Quais são suas principais entregas?
-De quais formas realiza essas entregas?
-Que tipo de resultados seu trabalho impulsiona?

A verdade é que o mercado mudou muito após a pandemia da Covid-19 e as formas mais tradicionais de atuação vêm dando espaço a outros modelos, numa velocidade bastante alta.

Precisa de dicas para entender melhor como encontrar oportunidades? É só deixar um comentário para M. Cecília Pereira LeiteFátima Boteguin e Marcia Fontes.

#Carreira#Oportunidades#GigEconomy